14 de março de 2021

Como diminuir o cansaço em 3 passos simples

Por Dângelo William

É muito comum você passar o dia todo se sentindo cansado, mesmo sem ter feito muito esforço físico ao longo do seu dia. Esse post tem como objetivo ajudar você a entender os motivos que o fazem se sentir cansado e como você pode diminuir o cansaço que sente durante o seu dia a dia, com 3 passo simples.

Alimentação

“Você é o que você come”. Em algum momento você já ouviu essa frase. Quando eu comecei a estudar e pesquisar mais sobre produtividade e bons hábitos, a questão alimentar sempre foi um tópico. Não tem como diminuir o cansaço sem levar em consideração os nutrientes que fazem você suportar o seu dia. Começando no seu café da manhã. Se costuma ter um café da manhã rico em açúcar e carboidratos – o tipo de café da manhã mais comum no Brasil -, Você automaticamente fará seu começo de dia ser mais lento e cansativo, então o ideal é se hidratar com bastante água, depois ingerir proteínas, pois seu corpo ficou várias horas sem hidratação e o seu cérebro enquanto isso estava trabalhando sem parar e criando conexões neurais com base em suas experiências diárias. Deixarei referências sobre esse tópico no final do post.

Sono

Como diminuir o cansaço através do sono? Noites bem dormidas podem ajudar a prevenir você de futuros problemas de saúde, tais como estresse, diabetes, ansiedade, problemas cardiovasculares e até mesmo do envelhecimento precoce. Portanto, dormir faz você diminuir o cansaço, isso quer dizer que você terá dias mais produtivos, com mais humor e disposição. Uma das formas de você ter períodos de sono mais regulares, segundo o neurocientista Matthew Walker, em seu livro “Por que nós dormimos?”, consiste em você ter sempre o horário de dormir e de acordar, sendo que o horário de acordar deve ser o mais predominante. Sempre acorde no mesmo horário. Isso vai fazer o seu relógio biológico entrar em ação e, mesmo que você não tenha dormido suas 8h, não perderá sua reunião ou seu horário de trabalho porque seu corpo já estará acostumado a acordar sempre no mesmo horário.

Exercícios Físicos

A prática de exercícios físicos vai ser o grande diferencial, claro que tudo vai influenciar, mas mesmo que você não consiga manter sua regularidade de horas dormidas, por exemplo, os exercícios vão te dar a força e energia que precisa para suportar seu dia. Então como diminuir o cansaço com exercícios? é importante a gente entender que estamos falando do cansaço que é ruim pra sua produtividade. Fazer exercícios vai deixar você cansado sim, só que para ter energia você precisa gastar mais energia. É um pouco contra-intuitivo. Ao se exercitar seu corpo vai liberar uma série de hormônios, entre eles a endorfina e a dopamina, hormônios ligados ao prazer e a sensação de bem-estar. Uma espécie de recompensa que o seu corpo te dar, após você tirar dele a energia que estava ali guardada.

Após você começar a colocar em prática de forma diária todos esses hábitos saudáveis, com o passar do tempo perceberá que terá mais disposição, mais humor e mais criatividade. É uma questão de tempo. Compartilha esse texto com alguém que você sabe que precisa dessas dicas simples para ter um dia melhor. Serve para estudantes, para pessoas que trabalham demais, pessoas que trabalham pouco e se sentem cansadas etc. Serve para qualquer pessoa que queira se sentir menos cansada e mais produtiva. Após essas dicas simples e fáceis, você aprendeu como diminuir o cansaço do dia a dia. Agora a missão é colocar em prática.

Por: Dângelo William

Instagram: @projetomelhore

Referências:

https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,o-periodo-de-isolamento-pode-interferir-no-sono-entenda,70003268778#:~:text=A%20qualidade%20do%20sono%20afeta,criatividade%2C%20vitalidade%20e%20disposi%C3%A7%C3%A3o%20sexual.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2020/01/entenda-os-efeitos-do-acucar-no-corpo-e-por-que-e-importante-reduzir-o-consumo-ck5s5cty80ax801mv5xlkfqku.html

https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,a-importancia-da-qualidade-do-sono,1739498

https://veja.abril.com.br/saude/pausa-para-exercicio-aumenta-a-produtividade-no-trabalho/