25 de abril de 2021

Como Meditar Sozinho Corretamente: Passo a Passo

Por Dângelo William

Como meditar sozinho corretamente? Existe uma única forma de meditar? Essas e outras dúvidas acabam surgindo na medida em que a meditação começou a ter mais buscas na internet, de forma merecida. Uma prática milenar que nas últimas duas décadas passou a ter pesquisas sérias de neurociência a respeito dos benefícios da prática meditativa.

Claro que todos que buscam aprender a como meditar sozinho corretamente estão em busca de uma vida mais saudável e entendem que a saúde mental é importantíssimo. Visto que a todo momento estamos recebendo notícias e vendo em programas de TV ou em outros meios de comunicação que cuidar da saúde mental é fundamental nos tempos atuais, esse artigo e esse blog têm o intuito de oferecer ferramentas e dicas práticas sobre como você pode ter uma vida mais equilibrada. Leiam também.

No bestseller 21 Lições Para o Século 21, do historiador YuvaL Noah Harari, no último capítulo da obra, ele vai falar justamente sobre meditação. Ele narra a experiência pessoal dele, quando aos 24 anos foi para um retiro após terminar a graduação e doutorado pois precisava dar um tempo do mundo acadêmico. Ele foi aprender Vipassana, que significa “introspecção” na língua pali da Índia antiga. Portanto, lá ele aprendeu a focar na própria respiração e entendeu que nunca tinha parado para entender a própria mente, ele nunca tinha ficado mais que 1 minuto focado nas próprias sensações, desde então ele aprendeu a como meditar corretamente e faz isso todos os dias por 2 horas.

De que forma meditar sozinho?

Por exemplo, para aprender a como meditar sozinho corretamente você só precisa de uma coisa: começar. Há inúmeras formas. Você pode simplesmente escolher uma posição confortável num sofá ou cadeira, fechar os olhos e começar a prestar atenção na sua própria respiração. Logo vai perceber que é muito difícil fazer isso por mais de alguns segundos, logo sua mente vai tá divagando sobre qualquer coisa aleatória. E depois volte pra respiração. Se você fizer isso por 5 a 10 minutos todos os dias vai começar a ver os resultados no médio-longo prazo. As pesquisas a respeito do que acontece e quais são os benefícios da meditação já estão bem avançadas e comprovam os benefícios: aumento da concentração, diminuição da ansiedade, etc.

Meditação guiada

Por fim, o uso de áudios ou vídeos no YouTube de meditação guiada ou aplicativos de meditação também podem te ajudar de uma forma bem prática e simples e você vai aprender a como meditar sozinho corretamente, por exemplo. Experimente. Existem vários tanto em inglês quanto em português, alguns nacionais.

Siga o perfil do Projeto Melhore no Instagram e se inscreva na Newsletter para receber conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.